Como funciona a lavagem de dinheiro?

Lavagem de dinheiro ou branqueamento de capitais ativos é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem desonesta de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem honesta ou que, pelo menos, a origem desonesta seja difícil de demonstrar ou provar.
A expressão tem origem no fato de que o dinheiro adquirido de forma desonesta é suja e, portanto, deve ser lavado para se tornar limpo.
O caso do mafioso Al Capone que, em 1928, que teria comprado uma cadeia de lavanderias formando uma EMPRESA DE FACHADA.  Esta empresa teria permitido que ele fizesse depósitos bancários de notas de baixo valor, habituais nas vendas de lavanderia, mas que eram resultantes do comércio de bebidas alcoólicas proibido pela Lei Seca vigente à época e de outras atividades criminosas que ele praticava, como a exploração da prostituição, jogo e de extorsão.

É  desse  jeito que vários brasileiros estão agindo país à dentro. Agindo de forma desonesta para seus próprios benefícios.

Por Cauby  Fernandes

Compartilhar:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário